09/04/18 | 10:56
Conversores digitais são entregues a idosos da Fundação Doutor Thomas

Com o desligamento do sinal analógico em Manaus no próximo dia 30 de maio, a digitalização televisa na capital tem sido intensificada. Fruto da parceria entre a Prefeitura de Manaus e a Seja Digital, entidade responsável pelo processo de digitalização do sinal de TV no Brasil, idosos de longa permanência da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT) receberam, nesta sexta-feira, 6/4, 22 kits de conversor digital.

Segundo a diretora administrativa da Fundação, Gracilene Celestino, assistir TV é um dos passatempos prediletos dos 119 idosos, quando não estão realizando as atividades, e muitos estavam ansiosos aguardando o dia da instalação do conversor digital.

“Isso para os idosos representa muito, porque a televisão é uma forma de entretenimento, diversão para eles. A Fundação ao longo do dia oferece diversas atividades, mas tem o momento em que eles gostam de ficar quietos, vendo sua televisão, os jornais. Para eles, que já são idosos, é importante receber essa qualidade na imagem”, informou a diretora.

Atento aos telejornais local e nacional, Sebastião Santana dos Santos, 81, é um dos idosos que estava preocupado com a TV sair do ar, agora vai poder acompanhar as programações com mais qualidade na imagem. “Ficou melhor, agora que botaram digital vai ficar melhor, vai dar para ver tudo direitinho”, contou empolgado.

Além de melhorar muito a qualidade da imagem, o som do sinal digital também melhora. Fator que é fundamental para a interna Salete Pereira Machado, que é deficiente visual, mas acompanha diversas programações da TV. “Pessoal chegava aqui e dizia que a minha TV estava “chuviscando”, mas eu estava escutando e não tinha problema. Agora todo mundo vai poder assistir, sem reclamar, e eu escutar ainda melhor sem chiado”, comemorou a idosa.

Parceria

Para garantir que o maior número de pessoas, sobretudo as mais carentes, tenham acesso ao sinal digital, a Prefeitura de Manaus está intensificando a divulgação, junto ao público que busca atendimento dos serviços municipais, de como a população pode receber gratuitamente ou adquirir os kits digitais.

Quem quiser saber se tem direito ao kit, deve ligar gratuitamente para o número 147 ou acessar o portal <http://sejadigital.com.br/kit> sejadigital.com.br/kit com o Número de Identificação Social (NIS) em mãos. Depois disso é só agendar a retirada dos equipamentos em um dos pontos da Seja Digital.

Fonte: Texto: João Pedro Figueiredo / Semcom

Fotos: Altemar Alcântara / Semcom