21/11/19 | 13:07
PGM adere a Campanha de Prevenção ao Câncer de Próstata

A Procuradoria Geral do Município, cumprindo com o Programa de Qualidade de Vida do Servidor, adere a Campanha de Prevenção ao Câncer de Próstata.

Esta campanha de conscientização está sendo realizada em todas as secretarias do município.

A campanha Novembro Azul é mundialmente conhecida como Movember – Moustache (bigode) + November (novembro) – e surgiu em 2003, na Austrália. O mês foi escolhido porque o dia 17 de novembro é instituído como o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

O objetivo dessa mobilização é conscientizar sobre o câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens. Conhecido como o câncer da terceira idade, desenvolvido em 75% em pacientes a partir dos 65 anos, ou até antes, se já tiver caso de câncer de próstata na família, em parentesco de 1º grau. Conforme as últimas estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), são esperados 68.220 novos casos no Brasil, sendo 580 no Amazonas, anualmente.

Rastreamento

O ideal é que o homem inicie o rastreamento a partir dos 50 anos. Entretanto há dois grupos que devem iniciar o rastreio aos 45 anos – homens com histórico da doença na família, negros e sobrepeso.

Sintomas

O câncer de próstata é assintomático na fase inicial. Mas em outros estágios alguns sintomas exigem atenção e podem indicar a presença da doença ou outras disfunções, por exemplo, fluxo urinário fraco ou interrompido, micção frequente, impotência, sangue no líquido seminal, dor ou odor na hora de urinar, perda de controle da bexiga ou intestino devido à pressão do tumor sobre a medula espinhal.

Exames

Os exames para investigar a presença ou não do câncer de próstata são pelo Exame de Toque Retal, onde o médico avalia tamanho, forma e textura da próstata e o Exame de PSA, em que através de um exame de sangue é possível medir a quantidade de proteína produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico (PSA). Realizar o exame ajuda na identificação precoce da doença, o que aumenta assim as chances de sucesso no tratamento evitando que o câncer chegue numa fase avançada.

Fonte: Fotos: Paula Mota, Suzy Acriz e Vânia Campos

Texto: Vânia Campos.

ASCOM/CEDB/PGM