06/03/18 | 12:59
Servidores são capacitados para prestar informações sobre o ID Jovem

Profissionais que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) participaram de um treinamento do Identidade Jovem (ID Jovem), neste sábado, 3/3, pela manhã, na sede do órgão municipal, localizado na avenida Ayrão, Centro.

A capacitação teve o intuito de esclarecer aos servidores municipais sobre o ID Jovem – documento emitido pelo Governo Federal, que oferece diversos benefícios a jovens entre 15 e 29 anos, de baixa renda, que tenham renda familiar de até dois salários mínimos.

A identidade garante a meia-entrada em shows, eventos esportivos, teatro, cinema e eventos de cultura e lazer. O documento oferta também duas vagas 100% gratuitas e duas vagas com 50% de desconto em viagens interestaduais, sendo válidos ônibus, trens e barcos de classe convencional.

Para o secretário da Semmasdh, Elias Emanuel, essa capacitação é crucial para garantir um atendimento de qualidade e esclarecedor aos jovens, uma vez que, eles precisam estar inserido no Cadastro Único (CadÚnico) para emitir o documento e usufruir dos benefícios.

“Por meio do cadastro os dados do usuário serão analisados pelo programa, e caso seja aprovado, será gerado o NIS (Número de Identificação Social) usado para gerar sua ID Jovem. Nossos servidores estão sendo orientados para esclarecer todas as informações do programa social para os jovens de baixa renda que procurarem os Cras”, explicou o secretário.

O programa no município tem a articulação da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) e na esfera estadual da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) que pretendem levar esse benefício aos jovens de baixa renda da cidade.

O benefício é integrado ao Estatuto da Juventude e foi criado pelo Governo Federal com o objetivo de beneficiar milhões de jovens brasileiros de baixa renda.

Para ter acesso a todas as informações do funcionamento do Programa Social o usuário pode acessar o endereço eletrônico: www.caixa.gov.br/programas-sociais/id-jovem/Paginas/default.aspx .

CadÚnico

Para quem não possui inscrição no CadÚnico, o cadastro é realizado pelos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de sua área de abrangência. A consulta de qual unidade atende o seu bairro, pode ser feita pelo link: semmasdh.manaus.am.gov.br/wp-contentuploads201103cras area-abrangencia-xlsx/ ou pela Central Municipal de Atendimento do CadÚnico 0800 280 88 10, atendimento de 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.

É necessário levar todos os documentos pessoais dos integrantes da família, comprovante de endereço, comprovantes de renda e carteiras de trabalho dos trabalhadores.

O responsável pela família é quem deve fazer o cadastro no Cras. Os documento necessários são: RG, CPF, Título Eleitor, Certidão de Casamento, Comprovante de Residência, Carteiras de Trabalho CTPS, Atestados de matrícula escolar e Contratos de Aluguel.

Emissão

Para quem já possui o NIS, basta acessar o site da ID Jovem, preencher os dados que forem solicitados e gerar o cartão. Para utilizar, basta imprimir a imagem do cartão e a apresentar no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhado de documento oficial com foto.

Também é possível realizar o mesmo procedimento no aplicativo. Basta fazer o download do aplicativo da ID Jovem, preencher o número do NIS e os dados cadastrais solicitados e gerar o cartão virtual da ID Jovem. Não é necessário imprimir, apenas apresentar a imagem do cartão dentro da validade na tela do celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhado de documento oficial com foto.

Fonte: Texto: Alexsandro Machado/ Semmasdh

Foto: Divulgação / Semmasdh

ASCOM/CEDB/PGM